Às vezes ficamos em dúvida sobre qual conteúdo devemos produzir para o nosso público. De um lado, temos de analisar o que pode ser original para o negócio ou para minha base de seguidores (aqui, no caso, isso é ainda mais relevante se você é um influenciador). Por outro, é preciso ter em mente que o conteúdo precisa ir ao encontro do que as pessoas estão buscando na rede ou esperam da sua marca. Como resolver esse dilema? 
É muito simples: com o auxílio de ferramentas como Answer The Public e BuzzSumo, você alinha essas expectativas e necessidades e ainda consegue insights valiosos para quando você estiver com dúvidas sobre o que produzir. Para isso acontecer, essas ferramentas fazem uma busca pelos termos-chave ou publicações mais procuradas pelas pessoas na web. Elas ainda são capazes de dar insights específicos para o seu ramo de atuação com base nas perguntas que as pessoas tendem a fazer ao fazer pesquisas em mecanismos de busca. Veja como cada uma funciona:

Answer the Public

Logo na tela inicial, você pode digitar cada palavra correspondente ao seu negócio de atuação. Se você tem um negócio voltado à decoração de interiores, coloque algo como “decoração” ou “design de interiores” e veja alguns resultados a partir das seguintes iniciais de perguntas: como, é, quem, onde, qual, por que, são, o que, quando. Lembre-se de selecionar apenas conteúdos produzidos em português e no Brasil:
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WhatsApp Image 2022 03 09 at 09.58.56Imagem da árvore de perguntas feitas pelas pessoas na rede. Reprodução.

A partir dessa árvore de palavras, você será capaz de descobrir o que as pessoas estão buscando e produzir conteúdos alinhados com as expectativas do público. Esta ferramenta é muito útil para quem trabalha com blogs e precisa melhorar o ranqueamento do site nos buscadores a partir de estratégias de SEO. Mas, é preciso destacar que influenciadores também podem fazer o uso dos recursos para adaptar suas produções diárias. 
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Imagem da árvore de perguntas com preposição. Reprodução.

O único inconveniente que você vai encontrar é que o site só permite fazer duas consultas diárias. Porém, isso pode ser driblado se você utilizar o navegador Tor ou outro browser que esconda seu IP. 

Endereço: answerthepublic.com
Investimento: Gratuito (2 consultas por dia) / Pago ($99 dólares por mês)

BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta paga, mas possui uma versão gratuita para avaliação e teste. Ela funciona da seguinte forma: você digita um termo no site e ele retorna os principais textos e matérias sobre o assunto em termos de compartilhamento nas mídias sociais. Ao analisar os compartilhamentos, você avalia quais temas estão em alta e podem ter maior aderência entre o seu público. Aqui é importante destacar que você pode (e deve) utilizar essa ferramenta de modo conjunto com a Answer The Public para balizar as métricas de compartilhamento com aquilo que seu público quer. 
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Nos resultados de busca, é possível verificar quais os conteúdos que mais bombaram na semana, incluindo vídeos. No caso, fizemos novamente uma busca por “decoração”, o que retornou os seguintes conteúdos:
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Então, se você tem um blog sobre decoração ou design de interiores, por que não produzir um texto sobre os quartos do BBB 22? Essa pode ser uma oportunidade de gerar engajamento e fazer as pessoas conhecerem mais o seu trabalho. Na tela a seguir, você pode perceber alguns artigos mais compartilhados na rede e as palavras-chave mais populares no mês. 
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Alguns recursos do BuzzSumo estão restritos à versão Paga, mesmo utilizando o Trial. Porém, os recursos da versão gratuita são suficientes para que você desenvolve estratégias mais acertadas para a produção de conteúdo.

Endereço: buzzsumo.com
Investimento: Gratuita/trial (por 30 dias) / Paga ($99 dólares por mês)