Às vezes ficamos em dúvida sobre qual conteúdo devemos produzir para o nosso público. De um lado, temos de analisar o que pode ser original para o negócio ou para minha base de seguidores (aqui, no caso, isso é ainda mais relevante se você é um influenciador). Por outro, é preciso ter em mente que o conteúdo precisa ir ao encontro do que as pessoas estão buscando na rede ou esperam da sua marca. Como resolver esse dilema? 

É muito simples: com o auxílio de ferramentas como Answer The Public e BuzzSumo, você alinha essas expectativas e necessidades e ainda consegue insights valiosos para quando você estiver com dúvidas sobre o que produzir. Para isso acontecer, essas ferramentas fazem uma busca pelos termos-chave ou publicações mais procuradas pelas pessoas na web. Elas ainda são capazes de dar insights específicos para o seu ramo de atuação com base nas perguntas que as pessoas tendem a fazer ao fazer pesquisas em mecanismos de busca. Veja como cada uma funciona:

Answer the Public

Logo na tela inicial, você pode digitar cada palavra correspondente ao seu negócio de atuação. Se você tem um negócio voltado à decoração de interiores, coloque algo como “decoração” ou “design de interiores” e veja alguns resultados a partir das seguintes iniciais de perguntas: como, é, quem, onde, qual, por que, são, o que, quando. Lembre-se de selecionar apenas conteúdos produzidos em português e no Brasil:
imagem 01

WhatsApp Image 2022 03 09 at 09.58.56 Imagem da árvore de perguntas feitas pelas pessoas na rede. Reprodução.

A partir dessa árvore de palavras, você será capaz de descobrir o que as pessoas estão buscando e produzir conteúdos alinhados com as expectativas do público. Esta ferramenta é muito útil para quem trabalha com blogs e precisa melhorar o ranqueamento do site nos buscadores a partir de estratégias de SEO. Mas, é preciso destacar que influenciadores também podem fazer o uso dos recursos para adaptar suas produções diárias. 
WhatsApp Image 2022 03 09 at 10.04.32

Imagem da árvore de perguntas com preposição. Reprodução.

O único inconveniente que você vai encontrar é que o site só permite fazer duas consultas diárias. Porém, isso pode ser driblado se você utilizar o navegador Tor ou outro browser que esconda seu IP. 

Endereço: answerthepublic.com
Investimento: Gratuito (2 consultas por dia) / Pago ($99 dólares por mês)

BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta paga, mas possui uma versão gratuita para avaliação e teste. Ela funciona da seguinte forma: você digita um termo no site e ele retorna os principais textos e matérias sobre o assunto em termos de compartilhamento nas mídias sociais. Ao analisar os compartilhamentos, você avalia quais temas estão em alta e podem ter maior aderência entre o seu público. Aqui é importante destacar que você pode (e deve) utilizar essa ferramenta de modo conjunto com a Answer The Public para balizar as métricas de compartilhamento com aquilo que seu público quer. 
imagem 04
Nos resultados de busca, é possível verificar quais os conteúdos que mais bombaram na semana, incluindo vídeos. No caso, fizemos novamente uma busca por “decoração”, o que retornou os seguintes conteúdos:
imagem 05
Então, se você tem um blog sobre decoração ou design de interiores, por que não produzir um texto sobre os quartos do BBB 22? Essa pode ser uma oportunidade de gerar engajamento e fazer as pessoas conhecerem mais o seu trabalho. Na tela a seguir, você pode perceber alguns artigos mais compartilhados na rede e as palavras-chave mais populares no mês. 
imagem 06
Alguns recursos do BuzzSumo estão restritos à versão Paga, mesmo utilizando o Trial. Porém, os recursos da versão gratuita são suficientes para que você desenvolve estratégias mais acertadas para a produção de conteúdo.

Endereço: buzzsumo.com
Investimento: Gratuita/trial (por 30 dias) / Paga ($99 dólares por mês)

Inscreva-se no curso Marketing de Influência

O IBPAD vai oferecer com o curso Marketing de Influência, uma série de conteúdos, aulas e materiais para quem quer conhecer mais sobre o mercado de influenciadores digitais. Um dos tópicos que preparamos é a utilização de ferramentas como Answer The Public e BuzzSumo.  O curso é voltado para quem quer se tornar um influenciador ou para quem pretende contratar. Faça sua inscrição aqui.