A análise da concorrência é parte fundamental para a elaboração de uma boa estratégia nas redes sociais. A utilização das ferramentas gratuitas listadas abaixo pode auxiliar no trabalho do social media, que nem sempre conta com boas plataformas pagas a disposição:

1) Tweetchup
Com o Tweetchup, é muito fácil analisar qualquer perfil no Twitter. A ferramenta tem uma interface simples e oferece, de acordo com o período selecionado, dados como número geral de menções, volume de tweets por dia da semana e por hora, hashtags mais utilizadas, tweets mais retweetados e favoritados, entre outros. Você também pode identificar os seguidores que mais interagem com o perfil, o que auxilia na identificação de influenciadores. Além disso, a busca por palavra-chave traz um mapa com a localização das menções e mostra quais hashtags são frequentemente associadas ao termo analisado. Para quem deseja relatórios de outras redes sociais, os desenvolvedores da ferramenta disponibilizaram uma versão paga, chamada BirdSong.

Twitchup grafico linha

2) TweetReach
A versão gratuita da plataforma analisa apenas uma pequena amostra de tweets (atualmente, até 100 publicações), mas é possível observar a exposição, alcance estimado, postagens mais retweetadas e usuários que interagem frequentemente. Mesmo que não seja a ferramenta ideal para quem trabalha com contas de grande repercussão, é útil para avaliações emergenciais a respeito das atividades recentes da concorrência.

tweetreach 1

3) LikeAlyzer
Sabemos que obter informações do Facebook não tem sido fácil, mas o LikeAlyzer ajuda nessa tarefa. A ferramenta faz um diagnóstico rápido da Fanpage, mostrando dados como média de posts por dia e engajamento. Ainda compara a página analisada com outras do mesmo setor e dá dicas para melhorar o desempenho.

like

4) Foller.me
A partir dos 100 últimos tweets, o Foller.me faz uma análise simples do desempenho das publicações, além de listar os profiles com interações frequentes. A plataforma também conta com uma nuvem de palavras-chave e uma lista de hashtags populares, sendo possível descobrir quantas vezes foram utilizadas pelo perfil.

analise