No último 15 de junho aconteceu a primeira edição dos Seminários IBPAD, com o tema “Ciência de Dados e Sociedade”, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Governo e Gestão (NP3-UnB). Realizado no Auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, ele reuniu pesquisadores de várias áreas para discutir como a análise de dados se propõe a compreender diferentes elementos sociais e institucionais.
 

 
A mesa, mediada pelo professor Carlos Batista (Instituto de Ciência Política – UnB), contou com a presença de Carlos Cinelli (Banco Central), Rommel N. Carvalho (Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle) e Daniel Marcelino (IPEA).
 
Picture2

Professor Carlos Batista, coordenador do NP3 e professor do Instituto de Ciência Política, abrindo o evento com a importância da análise de dados para a compreensão das diversas dimensões da vida social, destacando a evolução dos esforços analíticos nos últimos anos.

 
Em sua palestra sobre Medidas de Risco em Análise de Redes, Carlos Cinelli, economista do Banco Central e Professor do IBPAD, apresentou seu pacote do R “Network Risk Measures” e demonstrou programando exemplos práticos de criação de redes e grafos a utilização de análise de dados para sistemas financeiros.
Rommel N. Carvalho apresentou a lógica de análise de dados utilizada pela equipe do Ministério de Transparência, Fiscalização e Controle, dentro de todas as dimensões do trabalho realizado. Desde a análise de conteúdo dos atendimentos à sociedade para distribuição interna até
Tela Rommel 1  Tela Rommel 2

Telas apresentadas por Rommel Carvalho, apresentando os projetos de Big Data encabeçados pelo Observatório de Despesa Pública, assim como as técnicas de análise de dados utilizadas para seu manuseio.

 
Finalmente, Daniel Marcelino, Pesquisador do IPEA, apresentou seu pacote “SciensesPo” para R, que potencializa o software através da operacionalização de conceitos clássicos da Ciência Política.
Tela Marcelino

Gráfico produzido pelo SciencesPo, pacote de R criado por Daniel Marcelino.

 
O evento contou com a participação de representantes de mais de 50 empresas e instituições de ensino distintas, dentre elas Agências de Comunicação (Nova/SB e FSB), Empresas de tecnologia (Oracle, SAS e IBM), Centros de ensino e pesquisa (FGV, CEUB, UnB, IFB e Fiocruz) e diversos órgãos públicos (STF, TJDFT, Senado Federal, Câmara dos Deputados, SERPRO) e bancos (Caixa e Banco do Brasil).

Para quem perdeu, os vídeos de todas as palestras ministradas no I Seminário estarão disponíveis em breve em nosso canal do youtube. Para receber mais informações de eventos e novidades do IBPAD, preencha o formulário abaixo:
 

* indicates required