Pesquisas qualitativas podem ajudar a construir discurso e imagem do candidato

Todo mundo sabe que uma fala mal colocada de um candidato durante o período de campanha pode ser decisiva para que o eleitor não vote nele. Mais ainda, a imagem do candidato passada durante o período de campanha pode ser decisiva para elegê-lo.

Palavras-chave, tom de voz, figurino, imagem do candidato tudo isso é parte de uma estrutura que faz diferença na hora de o eleitor escolher em quem votar.

Ter profissionais preparados e saber lidar com dados que mostrem o que o eleitor quer ouvir e ver é essencial na hora de construir discursos e saber como apresentar uma imagem do candidato da melhor maneira.

Uma forma de saber como construir a melhor forma de conversar e passar suas ideias, que tipo de vestimenta usar e como se apresentar para os eleitores é usar Grupos Focais, uma técnica científica de pesquisa qualitativa.

Como compor uma imagem do candidato através de Pesquisa Qualitativa

Uma equipe preparada para lidar com esta técnica, analisar os dados e implantar os resultados pode ser um diferencial enorme na campanha para qualquer cargo nas eleições de 2022.

Claro que essa estrutura, principalmente se contratada por fora, não é barata. Montar grupos, selecionar os participantes, saber o que e como perguntar e apresentar para os selecionados requer conhecimento.

A técnica e a prática de pesquisas qualitativas e grupos focais requer tempo, estudo e algum período de testes com o público. Mas os benefícios do uso desta estratégia e os resultados para uma campanha podem ser sentidos rapidamente durante o período eleitoral.

A imagem do candidato e uma equipe qualificada e capacitada

Ter alguém treinado nesta técnica na sua equipe de campanha é um diferencial enorme e pode ser possível com um bom treinamento.

Assim, você pode ter um profissional treinado e capacitado para montar grupos de discussão, estruturar questionários, analisar e absorver compreensões dos participantes dos grupos.

E, com isso, poder ajudar na escolha do tipo de fala a se fazer com o público ouvinte – seja na rua, seja em um debate -, na roupa que ele vai usar em cada ambiente visitado, na construção da imagem do candidato e na análise para saber se vale a pena ou não fazer determinadas alianças.

O curso de Pesquisa Qualitativa com Grupos Focais do Ibpad pode te ajudar com isso. Ele mostra como as campanhas podem e devem usar, de maneira profissional e com embasamento científico, os dados coletados a partir dos grupos.

Nele, o aluno se capacita para ter todas essas qualidades e poderá aplicar na sua campanha de forma direta e com resultados.

O que os nossos alunos dizem sobre O curso de Pesquisa Qualitativa:

“Já indiquei o curso antes mesmo de concluir.
E não me arrependo […].

Gostei muito das aulas. Ótimo conteúdo. A professora fala com muita propriedade, num tom de voz muito agradável e com uma didática muito boa. Parabéns! […]”

Eduardo

Como construir um discurso e imagem do candidato

O Ibpad é um centro independente de inovação em ciência de dados com foco nas áreas de comunicação e política. Nossa metodologia de ensino alia inovação, experiências reais e rigor científico à construção de um conhecimento sólido guiado por dados.

 

Quem leciona o Curso de Pesquisa Qualitativa?

O curso de Pesquisa Qualitativa com Grupos Focais é ministrado pela professora Karina Damous Duailib, pesquisadora, jornalista doutoranda em ciência política (IPOL-UnB), com experiência de 22 anos de trabalho com pesquisa qualitativa e  grupos focais no Brasil.

Trabalhou em projetos de pesquisa no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Piauí, Ceará, Roraima e Amazonas.