O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados é um centro independente de pesquisa e formação de analistas e pesquisadores nas áreas de Ciência de Dados, Comunicação e Política e Relações Governamentais.
O foco do Instituto está na aplicação e ensino de técnicas e metodologias de análise de dados com sólida formação científica; e também na prestação de serviços de consultoria de pesquisa para atuação no mercado.
“Workshop interno de inovação em análise de imagens com inteligência artificial no escritório em Brasília”
O que diferencia o IBPAD de outras consultorias e institutos de pesquisa?
Por conta da nossa responsabilidade também em construir conhecimento e formar parcerias, o nosso time é composto de uma rede de experientes profissionais para aplicação de técnicas de pesquisa digitais, tradicionais, quantitativas e qualitativas para responder às perguntas específicas de nossos parceiros. Seguimos os valores de Autonomia, Visão Científica e Excelência Técnica para alcançar os objetivos buscados.
Nosso diferencial está na identificação da melhor metodologia de pesquisa e no cruzamento de métodos (mixed methods research) para chegar a respostas mais precisas para as perguntas identificadas.
O que o IBPAD entrega?
Desenvolvemos uma série de serviços, como você vê na lista abaixo, que podem ser outputs desta seleção estratégica de inteligência:
Outputs de Pesquisa
- Influenciadores e Análise de Territórios
- Personas
- Social Listening
- Análise de Performance
- Pesquisa Quantitativa
- Pesquisa Qualitativa
- Inteligência Competitiva
- Análise de Imagens
Algumas aplicações de estudos diversos segmentos
Veja abaixo três cases de aplicação de mixed methods para diferentes segmentos:
Case 1: Criação de Personas
Análise de Personas para o Mercado Imobiliário
Utilizando o mapeamento de personas e a aplicação de foto diários, compreendemos os arranjos familiares e a relação de diferentes perfis de residentes em áreas específicas de uma cidade de Minas Gerais com o objetivo de direcionar um cliente do mercado imobiliário sobre os principais perfis de consumo alinhados com a proposta do negócio e os respectivos atributos de venda para cada perfil.
Como resultado, mapeamos os processos conscientes e inconscientes durante a escolha de imóveis e a percepção de atributos dos bairros na cidade, levantamos expectativas positivas e negativas sobre empreendimentos/imóveis, desenvolvemos personas comportamentais e direcionamos a aplicação dos insights. Os resultados subsidiaram a mudança no stand de vendas, nas plataformas online e deu novas diretrizes para a campanha publicitária e na criação de uma cartilha detalhada para os corretores utilizarem de forma adequada seus pontos de fala.
Case 2: Influenciadores de Mercado
Estudo de Influenciadores, Inteligência e Mobilidade Urbana
Ajudamos um aplicativo de mobilidade urbana a entender o contexto de sua expansão no país através do mapeamento dos contextos e atores envolvidos na discussão em torno da mobilidade em centros urbanos, lançando mão de metodologias digitais como o monitoramento em mídias sociais e análise de redes intercaladas com técnicas mais tradicionais, como entrevistas de profundidade.
Os nossos estudos resultaram no mapeamento de páginas referentes a categoria no Brasil; análise e categorização de temas críticos; o levantamento temporal de eventos internos, crises e eventos exógenos de impacto; e a seleção de possíveis evangelizadores da marca nos principais centros urbanos do movimento de expansão.
Case 3: Computação Visual
Análise de Imagens para Clientes Especialistas em Viagens
Nos últimos meses, além dos cursos e projetos de pesquisa, temos nos dedicado a desenvolver estudos relacionados a computação visual, usando API do Google Vision combinada com outros métodos como análise de redes e inteligência competitiva.
Já utilizamos a metodologia para entender a relação do brasileiros com as #férias a partir de dados do Instagram, onde observamos a presença de vários clusters temáticos e analisamos possíveis aplicações para as áreas de negócios que possam estar vinculadas a estas imagens, como serviços relacionados a hospitalidade, a mobilidade durante as férias e questões relacionadas ao vestuário; e também para entender a aplicabilidade de estudos em computação visual especificamente para o mercado de turismo.
Case 4: Estudo Inteligente de CRM
Estudo para Entender os Consumidores de Crédito
Realizamos um estudo de base ativa e motivações de cancelamento através de survey telefônico e analises qualitativas e quantitativas dos dados, além de uma desk focada em inteligência competitiva no setor financeiro.
A partir das metodologias utilizadas no projeto, atingimos o objetivo e conseguimos apontar os pontos de contato essenciais para a gestão do serviço de crédito, identificar os perfis típicos da base ativa de clientes, mapear os indicadores de satisfação em comparação com concorrentes, além de gerar direcionamentos estratégicos para o posicionamento de marca e produção de conteúdo digital.
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Se você está interessado por nossas soluções em consultoria, ensino e inteligência em dados, pode nos convidar para uma conversa e entendermos quais são as suas necessidades.