Pesquisadores analisaram postagens de representantes da esquerda e da direita na rede chinesa que é a nova estrela do mundo digital

Políticos de direita usam mais e melhor as redes sociais que os de esquerda. Mesmo que a frase possa parecer batida, há poucos estudos que a comprovem. E um deles, que faz um raio-x do Tik Tok, acaba de ser publicado pelos pesquisadores Viktor Chagas e Luiza de Mello Stefano, do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

Pesquisadores analisaram mais de 23 mil vídeos

Eles reuniram, entre outubro de 2018 e março de 2022, 23.139 vídeos postados por 264 políticos de esquerda e de direita no Tik Tok, a mais nova rede social a ser incorporada pela comunicação política em ano eleitoral. Eles avaliaram o comportamento dos titulares das contas, suas postagens, interações, alcance e engajamento. E como a esquerda e a direita se apropriam das redes sociais em suas estratégias. A constatação imediata foi que “o campo conservador-reacionário tem empregado mais e melhor o Tik Tok para alcançar maior visibilidade e despertar mais engajamento do público.”

À esquerda, aparentemente há até menos interesse em estar representado na rede social, já que, apesar da presença do Partido dos Trabalhadores (PT), há menos agremiações deste espectro político. Há quase duas vezes mais políticos de direita no Tik Tok que de esquerda e, “considerando apenas o Legislativo Federal, os políticos de direita são 57,5%, contra 34,3% de esquerda.”

Direita usa mais humor e entretenimento que esquerda

Os direitistas também usam mais os recursos e ferramentas que a rede oferece, como trilhas sonoras e dublagens, combinando isso com um discurso mais direcionado ao humor e entretenimento, gerando mais engajamento. Do outro lado, há menos postagens, utilizando menos recursos e com um discurso que privilegia conteúdos de natureza estritamente política. Menos atrativo, portanto, ao universo tiktoker.

Com todas essas características, não surpreende que o grande campeão entre os políticos analisados, seja o ex-palhaço Tiririca, “líder absoluto em em diferentes métricas de engajamento da plataforma”. Eleito pela primeira vez em 2010, ele tentará o quarto mandato na Câmara dos Deputados pelo PL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Para saber mais sobre a metodologia e os resultados do estudo, basta clicar aqui e ler o texto completo.

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