Foram publicadas as novas edições das Revistas Parágrafo, uma publicação do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM – Centro Universitário; e GEMInIS, uma publicação online com o objetivo de reunir trabalhos científicos que tratem sobre convergência midiática, vinculada ao grupo de mesmo nome da UFSCar.
As publicações abordam pesquisas da área de comunicação e mídia, onde focam a importância e o reconhecimento do uso de algoritmo nas plataformas para a extração de dados. Mesmo com os artigos voltados para os comunicadores, também abrange aqueles interessados em conhecer mais sobre novas tecnologias, plataformas contemporâneas e formas de converter em experiências personalizadas para os usuários dentro do seu negócio.
Destaca-se, ainda, que a Revista Parágrafo possui artigos dedicados não apenas à compreensão de fenômenos jornalísticos, mas a questões mais amplas do campo da comunicação, em interface com pesquisadores internacionais. Inclui tradução do artigo “Por que empresas de mídia insistem que não são empresas de mídia, por que estão erradas e por que isso importa” feita por Tarcizio Silva.
Acesse as publicações e estude mais sobre os temas:
Parágrafo – Dossiê Mediações Algorítmicas: olhares das pesquisas em comunicação e mídia
Questões e apontamentos para o estudo de algoritmos
Amanda Chevtchouk Jurno, Sílvia Dalben
Repensando big data, algoritmos e comunicação: para uma crítica da neutralidade instrumental
Tales Tomaz, Guilherme Cavalcante Silva
Mediações algorítmicas: o poder de modulação dos algoritmos do Facebook
Débora Franco Machado
Topologias de espaços híbridos na era da Internet das Coisas
Fernanda da Costa Portugal Duarte
O uso de algoritmos na mídia programática
Stefanie Silveira, João Gabriel Morisso
Um jornalismo para chamar de meu? Algoritmos e o fenômeno da customização de notícias
Raquel Dornelas
A relevância dos algoritmos
Tarleton Gillespie
Examinando uma técnica algorítmica: o classificador de bayes como uma leitura interessada da realidade
Bernhard Rieder
Por que empresas de mídia insistem que não são empresas de mídia, por que estão erradas e por que isso importa
Philip Napoli, Robyn Caplan
GEMInIS: Distopia Algorítmica e o Ativismo de Dados nas Plataformas
A influência do “filtro bolha” na difusão de Fake News nas mídias sociais: reflexões sobre as mudanças nos algoritmos do Facebook
Angelo Sastre, Claudia Silene Pereira de Oliveira, Francisco Rolfsen Belda
Espectadores participativos em plataformas de sociabilidade: datificação e gestão das audiências
Cecília Almeida Lima
A Transformação da Experiência com Livros a partir da Inserção de Algoritmos: uma discussão sobre e-readers
Isabela Zamboni Moschin, Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Nicholas Bruggner Grassi
Mineração de Dados e Big Data na Educação
Thiago Seti Patricio, Maria da Graça Mello Magnoni