Para você entender ainda mais sobre o assunto, selecionamos 3 exemplos em que foi usado a pesquisa qualitativa na comunicação.

Talvez você não saiba, mas as técnicas qualitativas podem ser aplicadas a outras áreas de estudo, como na comunicação. 

Descubra o que é pesquisa qualitativa.

Exemplos de pesquisa qualitativa na comunicação

Análise de Discurso de programas eleitorais

A Análise de Discurso foi a metodologia escolhida por Lucas Gandin e Luciana Panke para entender as estratégias de comunicação da campanha de Dilma Rousseff em 2010.

53
Pode dar aquela ajuda pro Ibpad?

Você trabalha com Política?

Obrigado!!!

Os autores investigam como a identidade de Lula foi transferida para Dilma olhando para o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), ou seja para a propaganda eleitoral televisionada.

O nome do artigo é “A transferência de ethos de Lula para Dilma na campanha eleitoral de 2010” e ele foi publicado na Revista Eletrônica de Ciência Política.

Dilma foi apresentada como coautora das ações do governo Lula

Os resultados mostram que o HGPE de Dilma tentou aproximá-la do ex-presidente Lula e torná-la corresponsável pelas ações do governo.

Uma das expressões utilizadas pelos programas foi: “no governo de Lula e Dilma”. Dilma também foi igualada a Lula em vários momentos. O próprio ex-presidente diz: “Eu quero dizer para vocês que votando nela é a mesma coisa que estar votando em mim”.

Conheça quais são as ferramentas utilizadas na pesquisa qualitativa.

Entrevistas em profundidade com editorialistas

No artigo “O jornalista entre a profissão e a empresa: valores e rotinas na produção de editoriais da Folha de S. Paulo”, Camila Mont’Alverne e colegas analisam três entrevistas em profundidade aplicadas aos editorialistas de um dos maiores jornais do Brasil.

A intenção é investigar como eles constroem os posicionamentos do jornal. O texto foi publicado na Brazilian Journalism Research .

Os editoriais devem ser consistentes com as opiniões anteriores do jornal

A autonomia dos editorialistas é limitada. Os assuntos e os posicionamentos dos editoriais são discutidos com editores e gestores do jornal. Além disso, eles precisam ser consistentes com textos anteriores.

Os editorialistas também destacam a importância e o prestígio desses textos opinativos.

Os editoriais mostram que os jornais fazem parte do processo político, norteiam as campanhas publicitárias do jornal e diferenciam a empresa jornalística de seus concorrentes. 

Qual a relevância do uso da pesquisa qualitativa e quantitativa?

Pesquisa qualitativa para entender os efeitos das novelas

O artigo “Decodificando mensagens: os significados do merchandising social na novela páginas da vida” discute quais são os efeitos das novelas nas telespectadoras.

Para isso, ele utiliza um grupo focal formado por 8 mulheres. O texto foi escrito por Renata do Amaral Barcellos e foi publicado em Cadernos de Comunicação.

As novelas fazem os telespectadores refletirem sobre suas temáticas

O grupo focal mostra que as telespectadoras passam a refletir sobre os temas que são tratados pela novela.

É comum também que elas se identifiquem com os personagens, mesmo quando eles estão inseridos em uma realidade socioeconômica diferente.

Contudo, quando questionadas, elas negam que as novelas podem fazê-las mudar de opinião sobre um determinado assunto.

Conheça agora as 5 publicações para se aprofundar em análise qualitativa!

Entendendo a fundo como pesquisa qualitativas como essas anteriores são feitas

Será que é tão difícil fazer uma pesquisa qualitativa como foi exemplificado anteriormente no texto? Bom, isso depende de alguns fatores.

Depende do quão você sabe e o quão disposto está para colocar em prática, e foi pensando nisso que a IBPAD resolveu facilitar a vida de quem precisa fazer pesquisa qualitativa de modo fácil. Até mesmo para quem não sabe nada sobre o assunto.

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online