Para você entender ainda mais sobre o assunto, selecionamos 3 exemplos em que foi usado a pesquisa qualitativa na comunicação.

Talvez você não saiba, mas as técnicas qualitativas podem ser aplicadas a outras áreas de estudo, como na comunicação. 

Descubra o que é pesquisa qualitativa.

Exemplos de pesquisa qualitativa na comunicação

Análise de Discurso de programas eleitorais

A Análise de Discurso foi a metodologia escolhida por Lucas Gandin e Luciana Panke para entender as estratégias de comunicação da campanha de Dilma Rousseff em 2010.

Os autores investigam como a identidade de Lula foi transferida para Dilma olhando para o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), ou seja para a propaganda eleitoral televisionada.

O nome do artigo é “A transferência de ethos de Lula para Dilma na campanha eleitoral de 2010” e ele foi publicado na Revista Eletrônica de Ciência Política.

Dilma foi apresentada como coautora das ações do governo Lula

Os resultados mostram que o HGPE de Dilma tentou aproximá-la do ex-presidente Lula e torná-la corresponsável pelas ações do governo.

Uma das expressões utilizadas pelos programas foi: “no governo de Lula e Dilma”. Dilma também foi igualada a Lula em vários momentos. O próprio ex-presidente diz: “Eu quero dizer para vocês que votando nela é a mesma coisa que estar votando em mim”.

Conheça quais são as ferramentas utilizadas na pesquisa qualitativa.

Entrevistas em profundidade com editorialistas

No artigo “O jornalista entre a profissão e a empresa: valores e rotinas na produção de editoriais da Folha de S. Paulo”, Camila Mont’Alverne e colegas analisam três entrevistas em profundidade aplicadas aos editorialistas de um dos maiores jornais do Brasil.

A intenção é investigar como eles constroem os posicionamentos do jornal. O texto foi publicado na Brazilian Journalism Research .

Os editoriais devem ser consistentes com as opiniões anteriores do jornal

A autonomia dos editorialistas é limitada. Os assuntos e os posicionamentos dos editoriais são discutidos com editores e gestores do jornal. Além disso, eles precisam ser consistentes com textos anteriores.

Os editorialistas também destacam a importância e o prestígio desses textos opinativos.

Os editoriais mostram que os jornais fazem parte do processo político, norteiam as campanhas publicitárias do jornal e diferenciam a empresa jornalística de seus concorrentes. 

Qual a relevância do uso da pesquisa qualitativa e quantitativa?

Pesquisa qualitativa para entender os efeitos das novelas

O artigo “Decodificando mensagens: os significados do merchandising social na novela páginas da vida” discute quais são os efeitos das novelas nas telespectadoras.

Para isso, ele utiliza um grupo focal formado por 8 mulheres. O texto foi escrito por Renata do Amaral Barcellos e foi publicado em Cadernos de Comunicação.

As novelas fazem os telespectadores refletirem sobre suas temáticas

O grupo focal mostra que as telespectadoras passam a refletir sobre os temas que são tratados pela novela.

É comum também que elas se identifiquem com os personagens, mesmo quando eles estão inseridos em uma realidade socioeconômica diferente.

Contudo, quando questionadas, elas negam que as novelas podem fazê-las mudar de opinião sobre um determinado assunto.

Conheça agora as 5 publicações para se aprofundar em análise qualitativa!

Entendendo a fundo como pesquisa qualitativas como essas anteriores são feitas

Será que é tão difícil fazer uma pesquisa qualitativa como foi exemplificado anteriormente no texto? Bom, isso depende de alguns fatores.

Depende do quão você sabe e o quão disposto está para colocar em prática, e foi pensando nisso que a IBPAD resolveu facilitar a vida de quem precisa fazer pesquisa qualitativa de modo fácil. Até mesmo para quem não sabe nada sobre o assunto.

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online