Para você entender ainda mais sobre o assunto, selecionamos 3 exemplos em que foi usado a pesquisa qualitativa na comunicação.
Talvez você não saiba, mas as técnicas qualitativas podem ser aplicadas a outras áreas de estudo, como na comunicação.
Exemplos de pesquisa qualitativa na comunicação
Análise de Discurso de programas eleitorais
A Análise de Discurso foi a metodologia escolhida por Lucas Gandin e Luciana Panke para entender as estratégias de comunicação da campanha de Dilma Rousseff em 2010.
Os autores investigam como a identidade de Lula foi transferida para Dilma olhando para o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), ou seja para a propaganda eleitoral televisionada.
O nome do artigo é “A transferência de ethos de Lula para Dilma na campanha eleitoral de 2010” e ele foi publicado na Revista Eletrônica de Ciência Política.
Dilma foi apresentada como coautora das ações do governo Lula
Os resultados mostram que o HGPE de Dilma tentou aproximá-la do ex-presidente Lula e torná-la corresponsável pelas ações do governo.
Uma das expressões utilizadas pelos programas foi: “no governo de Lula e Dilma”. Dilma também foi igualada a Lula em vários momentos. O próprio ex-presidente diz: “Eu quero dizer para vocês que votando nela é a mesma coisa que estar votando em mim”.
Conheça quais são as ferramentas utilizadas na pesquisa qualitativa.
Entrevistas em profundidade com editorialistas
No artigo “O jornalista entre a profissão e a empresa: valores e rotinas na produção de editoriais da Folha de S. Paulo”, Camila Mont’Alverne e colegas analisam três entrevistas em profundidade aplicadas aos editorialistas de um dos maiores jornais do Brasil.
A intenção é investigar como eles constroem os posicionamentos do jornal. O texto foi publicado na Brazilian Journalism Research .
Os editoriais devem ser consistentes com as opiniões anteriores do jornal
A autonomia dos editorialistas é limitada. Os assuntos e os posicionamentos dos editoriais são discutidos com editores e gestores do jornal. Além disso, eles precisam ser consistentes com textos anteriores.
Os editorialistas também destacam a importância e o prestígio desses textos opinativos.
Os editoriais mostram que os jornais fazem parte do processo político, norteiam as campanhas publicitárias do jornal e diferenciam a empresa jornalística de seus concorrentes.
Qual a relevância do uso da pesquisa qualitativa e quantitativa?
Pesquisa qualitativa para entender os efeitos das novelas
O artigo “Decodificando mensagens: os significados do merchandising social na novela páginas da vida” discute quais são os efeitos das novelas nas telespectadoras.
Para isso, ele utiliza um grupo focal formado por 8 mulheres. O texto foi escrito por Renata do Amaral Barcellos e foi publicado em Cadernos de Comunicação.
As novelas fazem os telespectadores refletirem sobre suas temáticas
O grupo focal mostra que as telespectadoras passam a refletir sobre os temas que são tratados pela novela.
É comum também que elas se identifiquem com os personagens, mesmo quando eles estão inseridos em uma realidade socioeconômica diferente.
Contudo, quando questionadas, elas negam que as novelas podem fazê-las mudar de opinião sobre um determinado assunto.
Conheça agora as 5 publicações para se aprofundar em análise qualitativa!
Entendendo a fundo como pesquisa qualitativas como essas anteriores são feitas
Será que é tão difícil fazer uma pesquisa qualitativa como foi exemplificado anteriormente no texto? Bom, isso depende de alguns fatores.
Depende do quão você sabe e o quão disposto está para colocar em prática, e foi pensando nisso que a IBPAD resolveu facilitar a vida de quem precisa fazer pesquisa qualitativa de modo fácil. Até mesmo para quem não sabe nada sobre o assunto.
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