É muito importante fazer uma pesquisa qualitativa, mas para realizar uma é preciso ter alguma ferramenta? Se sim, quais?

Nesse artigo colocamos as 2 ferramentas que julgamos de extrema necessidade para um pesquisador ou para quem queira realizar uma pesquisa qualitativa.

E bom, caso não saiba a pesquisa qualitativa também pode ser digitalizada. Conheça um pouco mais sobre o NVivo e o AtlasTI, dois softwares de análise de dados qualitativos.

Se você deseja aprender tudo sobre o que é uma pesquisa qualitativa, clique aqui para ir para o nosso conteúdo gratuito.

Ferramentas usadas em pequisa qualitativa

NVivo

53
Pode dar aquela ajuda pro Ibpad?

Você trabalha com Política?

Obrigado!!!

O NVivo é um software de análise de dados qualitativos. Ele pode ser utilizado para a análise de arquivos de texto, áudio, imagem e vídeo. 

Uma das funcionalidades do NVivo é contribuir com a organização do material de pesquisa.

É possível separar e classificar os dados empíricos e as referências teóricas, criar notas explicativas sobre um determinado conteúdo, usar hiperlinks para vincular arquivos de fora e criar diagramas com mapas conceituais e/ou metodológicos. 

O NVivo também faz Análise de Conteúdo automatizada dos textos. Ele examina a frequência dos termos e a proximidade entre as palavras. As nuvens de palavras, por exemplo, podem ser feitas no NVivo. 

Uma outra importante funcionalidade do software é a transcrição automatizada de áudios e vídeos.

O NVivo é um software pago. Contudo, é possível baixar uma versão de teste gratuita.

AtlasTI

O AtlasTI também é um software que auxilia em análises qualitativas. Assim como o NVivo, ele ajuda o pesquisador a organizar os dados da pesquisa.

Pesquisa qualitativa costuma ter um volume muito grande de material. Quando o estudo analisa entrevistas e grupos focais, por exemplo, as transcrições podem ter dezenas de páginas.

O AtlasTI ajuda o pesquisador a organizar e a classificar todo esse material. 

O AtlasTI também faz Análise de Conteúdo automatizada verificando a frequência dos termos. Os diagramas com mapas conceituais e/ou metodológicos também podem ser criados nesse software.

Ao contrário do NVivo, a versão gratuita do AtlasTI não expira. E ela pode ser adquirida aqui

Ferramentas são essenciais nos dias atuais

Podemos pensar que fazer tudo por nós mesmos é o caminho a se seguir e em muitos casos isso é verdade. Porém, como vimos nos textos ter uma ajuda pode ser valoroso quando se trata de pesquisa qualitativa.

Para ajudar você nessa jornada de conhecimento, vamos deixar abaixo alguns artigos para estudo sobre pesquisa qualitativa:

Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

5 publicações para se aprofundar em análise qualitativa

3 Exemplos de Pesquisa qualitativa na Saúde

Qual a relevância do uso da pesquisa qualitativa e quantitativa?

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online