“Da Cédula ao Drex: A Evolução do Real em 30 Anos” é um estudo celebrativo baseado em pesquisa realizada pelo Ibpad para o Mercado Pago e que tem ganhado destaque.
Na última semana, o Ibpad foi destaque em diversos meios de comunicação devido à pesquisa realizada para o Mercado Pago intitulada “Da Cédula ao Drex: a evolução do real em 30 anos”. Esta pesquisa analisou a relação dos brasileiros com o investimento, especialmente durante as comemorações dos 30 anos do Plano Real. Confira a seguir como a pesquisa foi conduzida e nossas principais observações sobre os resultados.
A pesquisa também investigou a percepção dos brasileiros sobre os bancos digitais. “Os bancos digitais fizeram uma transformação gigante no sistema financeiro nos últimos anos”, afirmou Max Stabile Mendes, diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad).
Como realizamos a pesquisa
Foram realizadas 2.004 entrevistas virtuais com pessoas de todo o país para a pesquisa, utilizando métodos de análise quantitativa, além de ponderação de resultados – o que significa que os resultados são representativos da população brasileira. As respostas foram cruzadas considerando dados de classe social, gênero, região e idade.
Aplicamos ciência de dados para explorar os dados das respostas de modo a entender como comportamentos sociais atravessam a percepção do Real na população. Também averiguamos aspectos da digitalização bancária do brasileiro e sua relação com o dinheiro que cai nas suas contas-correntes, incluindo possibilidade de investimentos mensais.
Principais insights da pesquisa realizada para o Mercado Pago
- 54% dos brasileiros que não investem apontam que não sobra dinheiro no fim do mês para aplicar.
- Outros motivos incluem: continuar a se planejar para começar a investir (21%), não saber por onde começar (15%), achar complicado/difícil (12%) e falta de tempo (7%).
- Iasminny Cruz, gerente de pesquisa e inteligência do IBPAD, aponta que os dados sugerem que o dinheiro fica menos tempo parado na conta das mulheres, indicando que muitas são as provedoras da casa. “Elas começam a investir no mesmo patamar dos homens, mas depois não conseguem manter esse ritmo.” Segundo o levantamento, entre os investidores, 58% são homens e 42% são mulheres.
Na mídia: Confira as notícias completas sobre a pesquisa
- https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/07/6898735-pesquisa-revela-que-78-dos-brasileiros-tem-conta-mas-poucos-investem.html
- https://finsidersbrasil.com.br/estudos-e-relatorios/metade-dos-brasileiros-acredita-no-fim-do-papel-moeda-em-10-anos/
- https://www.estadao.com.br/economia/pix-motivo-abrir-conta-banco-mercado-pago/
- https://istoedinheiro.com.br/um-em-cada-tres-brasileiros-abre-conta-em-banco-para-fazer-ou-receber-pix-diz-mercado-pago/