A Editora IBPAD lançou um novo livro: Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do Instituto. São 20 capítulos com reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados.
E um dos capítulos foi escrito por Ana Claudia Zandavalle, especializada em Gestão de Marketing Estratégico e Bibliotecária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ana é gerente de produto na Stilingue, atua há 6 anos com foco em pesquisa, monitoramento e métricas de mídias sociais, e também é dedicada à pesquisa de análise de dados visuais e comportamento do consumidor.
O estudo foi realizado para compreender a estratégia de branding com influenciadores e consumidores, assim como exemplificar seu comportamento social, de consumo e possibilitar insights para políticas públicas. Ainda discursa sobre a possibilidade de estudar os públicos, ressaltando que o compartilhamento de imagens nas redes sociais expõe de forma espontânea gostos, interesses, sentimentos e estilo de vida.
Este capítulo mostrou como a análise de dados visuais vem se desenvolvendo por meio de casos de aplicação. O conhecimento das abordagens metodológicas utilizadas na prática da pesquisa com o Instagram mostrou como a análise de imagens pode trazer insights valiosos sobre comportamento nos seus aspectos sociais e culturais que, por métodos tradicionais, este resultado poderia ser limitado.

Livro ana claudia blog

Faça download do livro e confira o estudo na íntegra!

* indicates required