card fb cultura e comunicacao

A Editora IBPAD lançou um novo livro: Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do Instituto. São 20 capítulos com reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados.
Um dos capítulos foi escrito pelas jornalistas Mirna Tonus e Talita Vital, onde elas discursaram sobre o fenômeno da segunda tela, e como essa mudança no comportamento das comunidades virtuais sinaliza o começo de um novo modelo participativo de cultura. O público não é mais visto apenas como audiência passiva ou consumidor, mas sim como sujeito, onde sua participação também influencia na indústria de mídia.
Ainda pontua a relevância do Twitter, que atrai fãs que querem opinar sobre o que assistem e veem, sendo o timing a sua principal variável. A popularidade que essa mídia social carrega vem da facilidade de compartilhamento oferecida e da “liderança de pensamento” que se pode expor na plataforma. Desse modo, as empresas de mídia e seus produtores reconhecem e respeitam mídias sociais como o Twitter, que passou a fazer parte do cotidiano do público. E o engajamento é a chave mestra para se ter sucesso nessa era da convergência e da conexão.
Era, esta, que permitiu a participação mais ativa dos fãs, ganhando direito de voz, de feedback, transformando os usuários em produtores de conteúdos e disseminadores de informações. A combinação da serialização e redes sociais, proporcionou ao fã um recurso de que eles precisam falar sobre o programa, os episódios, e manter a conversa com os demais usuários.

livro post mirna greys

E para aprofundar o estudo, foi realizada uma análise sobre o engajamento dos fãs de Grey’s Anatomy no Twitter. A pesquisa teve como objetivo investigar quais estratégias o perfil oficial, assim como a equipe e atores da série, utilizam na plataforma para fidelizar ainda mais os usuários, qual o sentimento durante a exibição dos episódios e a repercussão nas redes sociais.

Confira o texto completo no livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais!

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