Em um estudo inédito, o IBPAD analisou todas as imagens e vídeos publicados em 2018 nos perfis do Instagram de cinco pré-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Ao focar o olhar no aparato imagético de cada personagem, com o auxílio de técnicas de inteligência artificial, buscamos identificar as principais linhas editoriais dos presidenciáveis, quais e quem possuem melhores resultados e como se apresentam quanto a formatos e temáticas.
Geraldo Alckmin, por exemplo, prioriza imagens de realizações profissionais; enquanto Bolsonaro é mais direto quanto à campanha e Lula trabalha sua popularidade de forma mais “humana”.
É importante levar em consideração, entretanto, o contexto dessas interpretações: Alckmin tem um trabalho mais forte com iniciativas devido à sua atuação como governador de SP; a mobilização popular de Lula é explorada principalmente devido à condenação do ex-presidente. Essas e outras descobertas foram realizadas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados no relatório “EM BUSCA DO MELHOR ÂNGULO: a imagem dos presidenciáveis no Instagram – uma análise quanti-qualitativa com inteligência artificial“.
Saiba mais sobre as táticas utilizadas pelos 05 pré-candidatos.
Postagens relacionadas:
- Alckmin é o candidato que mais publica Iniciativas no Instagram
- Militarismo é marca de Bolsonaro no Instagram
- Como os planos econômicos de Bolsonaro, Haddad, Ciro Gomes e Alckmin se distribuíram na escala ideológica?
- Bolsonaro lidera isolado Instagram; Alckmin publica mais
- Sobre o que falam os presidenciáveis?