Por meio da análise de redes sociais é possível explorar as conexões entre as coisas. Temos conteúdos que abordam ações que viralizam nas redes sociais da internet, mas essa não é a única possibilidade. Aqui, coletamos dados de passes entre os jogadores da seleção brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo 2022 e vamos mostrar como é possível trazer importantes informações sobre os jogos e a atuação do Brasil nesta fase de grupos.

Brasil x Sérvia

O primeiro jogo do Brasil teve como ponto central dos passes que ocasionaram em chutes a gol, o jogador Vinícius Júnior (ataque), como o articulador das jogadas e participante ativo nos dois gols efetuados pelo Richarlison (atacante) na vitória do Brasil por 2 a 0 contra a Sérvia. Destacam-se ainda os jogadores Casemiro (meio-campo) e Raphinha (atacante).

jogo 1 1

Brasil x Suíça

No segundo jogo, o Brasil enfrentou a Suíça e novamente Vini Jr. foi destaque, junto com Thiago Silva (zagueiro), Raphinha e Rodrygo (atacante), sendo que este participou da jogada que resultou no gol do Casemiro, garantindo a vitória simples por 1 a 0 sobre a Suíça.

jogo 2

Brasil x Camarões

O terceiro jogo da seleção brasileira contou com a escalação dos jogadores reservas contra a seleção de Camarões. A rede de passes apresentou como destaque o jogador Gabriel Martinelli (atacante), infelizmente o Brasil foi derrotado pela seleção dos Camarões.

jogo 3

Entendendo a rede

Para identificarmos os jogadores centrais na rede, foi utilizada a métrica betweenness centrality (em português é traduzida para intermediação), que representa “o número de menores caminhos de todos os vértices para quaisquer outros vértices que passam por aquele nó”. Trazendo para o futebol, passar a bola para o Vini Jr. ou Martinelli foram os caminhos mais rápidos, ou curtos para se chegar ao gol.

O IBPAD também traduziu um documento com conceitos e ideias essenciais para se pensar em análise de redes sociais na descoberta de padrões e informações.

Fonte:

FBREF: https://fbref.com

Quer criar análises poderosas com inteligência de dados em mídias sociais?

No nosso curso de Análise de Redes para Mídias Sociais, você entende se se a sua comunicação vai além do seu público, aprende a checar se os fluxos das conversas são promovidos por robôs ou grupos articulados, descobre as principais temáticas que sua comunicação está presente e também aprende a manipular e desenvolver redes sobre qualquer tema. Se inscreva agora no nosso site!