Fique ligado, nos dias 30 e 31 de outubro será realizada a 3º edição do CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas. Até o dia 10 de agosto de 2018 os professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação do campo da comunicação e áreas afins que desejam participar do evento devem submeter resumos de trabalhos com tema livre para um dos nove Grupos de Trabalho (GTs).
São eles:
GT1: Comunicação, Propaganda e Marketing
GT2: Comunicação e Discurso
GT3: Comunicação e Memória nas Mídias
GT4: Comunicação e Política
GT5: Comunicação, Imagem e Produção Audiovisual
GT6: Comunicação, Consumo e Tendências
GT7: Comunicação, Convergência e Cultura Midiática
GT8: Comunicação e Experiência Estética
Aos interessados: a submissão de resumos deve ser feita para o e-mail do GT correspondente. Acesse a ementa e o e-mail de cada GT.
O tema principal que será discutido nesta edição será Convergência Midiática e Monitoramento, com foco na forma como os dados circulam e são consumidos pelos usuários nas plataformas digitais. Além de pontuar um possível debate sobre como o monitoramento pode servir como uma forma de poder e controle sobre as informações que são divulgadas.
Convergência se refere ao fluxo de conteúdos em múltiplas plataformas que definem transformações não apenas tecnológicas e mercadológicas, mas sobretudo sociais e culturais, ainda mais em um cenário de crise política.
Para debater esses temas, já estão confirmados os seguintes conferencistas:
Geane Carvalho Alzamora (UFMG). Professora do Departamento de Comunicação e do PPGCOM/UFMG. Pós-doutora pela Universitat Pompeu Fabra/Espanha (2015), doutora (2005) e mestre (1996) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo realizado estágio doutoral em Interdisziplinären Arbeitsgruppe Kulturforschung der Universität Kassel/Alemanha (2003). Graduada em Comunicação Social/habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990).
Caio Cesar G. Oliveira. Doutor e Mestre em Administração. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em investigações em Comunicação Digital, Produção Multimídia, Estratégia, Marketing, Mídias e Redes Sociais e Design Centrado no Usuário. Atuou como coordenador de cursos de Graduação e atualmente coordena a Especialização em Comunicação Digital do IEC PUC Minas e do LabSG – laboratório de produção audiovisual (áudio, foto e vídeo) da PUC Minas na unidade São Gabriel. Atua em investigações dentro do seguinte espectro de temas: Comunicação Digital, Produção Multimídia, Redes e Mídias Sociais, Design de Interação e Marketing. Desde 2018 atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Tarcizio Silva (IBPAD). Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA). Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, FBB etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais e Mídias Sociais: Saberes e Representações. Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação (Social Figures, Flagcx, Coworkers e outras).
http://conec.pucpcaldas.br/
Saiba mais e se inscreva no site do Conec.