É muito comum vermos na área de Comunicação, Publicidade e Relações Públicas, premiações voltadas para a criatividade – e impacto – de campanhas e atuações. Com a crescente abundância dos dados, no entanto, a última década tem direcionado o mercado – e, consequentemente, as premiações que o envolve – cada vez mais para um cenário de atenção e prioridade aos números e resultados concretos.
A AMEC (Association for Measurement and Evaluation of Communication) é um órgão internacional que reúne associados interessados em debater com responsabilidade o papel da pesquisa e mensuração de resultados nas relações públicas, fornecendo conhecimento e melhores práticas sobre pesquisas de comunicação, inteligência de mídia e insights. O framework Integrated Evaluation foi produzido com esse intuito, para “prover uma abordagem consistente e com credibilidade que funcione para organizações de todos os tamanhos, mas que possa ser adaptada a vários casos e objetivos específicos.
Além desse quadro referencial, eles disponibilizam também uma série de artigos e outros materiais – como uma “taxonomia” avaliativa que lista e explica cada passo principal do processo, as métricas e métodos considerados – para capacitar profissionais de comunicação a mostrar às suas empresas como seu trabalho tem sido realmente eficaz. E para reconhecer, congratular e celebrar as empresas que têm realizado um trabalho excepcional de mensuração e pesquisa na área de comunicação e relações públicas, a associação realiza há mais de uma década o AMEC Awards, com várias e distintas categorias de avaliação.
Este ano foi realizada a 15ª edição da premiação, onde diferentes organizações puderam participar: firmas de mensuração e pesquisa, agências de comunicação/mídia, equipes de marketing digital/mídias sociais, dentre outras. Os vencedores do AMEC International Communication Effectiveness Awards 2017 foram anunciados no AMEC Global Summit que aconteceu em Bangkok, na Tailândia, no dia 17 de maio. Dezenas de campanhas e organizações levaram reconhecimento por seu trabalho com inteligência de mídia, pesquisa e insights (veja aqui a lista completa de vencedores). Abaixo, listamos três destaques:
PRIME Research for SKODA: SKODA goes off-road: Using measurement to conquer a new market segment
A Prime Research levou o mais prestigiado prêmio – o Grand Prix for the most effective media intelligence, research & insights company campaign; além de duas outras categorias – por seu trabalho para a companhia de auto-mobilismo Škoda, da República Checa. A PR forneceu à cliente diversos materiais estratégicos de pesquisa, como benchmarking de mídia, modelos de competição de KPI e acompanhamento da atuação da equipe de RP em prol dos objetivos de negócio (tráfego e vendas) da campanha. Clique aqui para ler o estudo de caso completo.
Isentia for White Ribbon Day: White Ribbon 2016
Na categoria Best measurement of a not-for-profit campaign, a Isentia levou ouro pelo trabalho com a campanha White Ribbon Day, da organização The Families Commission. O objetivo do projeto é jogar luz na violência domiciliar de homens contra mulheres, portanto, houve – para além da própria campanha – um acompanhamento anual de como o debate aconteceu na mídia de maneira geral, avaliando como foi filtrada e interpretada e, por fim, identificando os eventos e as atividades que têm dado maior retorno. Clique aqui para ler o estudo de caso completo.
Cision for Slimming World: Dream Weight
O trabalho da Cision para a campanha Dream Weight da Slimming World foi premiado em duas categorias: ouro em Best use of a measurement framework e prata em Best measurement of a consumer campaign. A consultoria foi capaz de identificar como o trabalho de relações públicas resultou num aumento quanti e qualitativo de cobertura da mídia, além de um aumento em awareness e compreensão da marca. Esses esforços de comunicação aliado ao trabalho de pesquisa contribuiu para gerar tráfego para o site da Slimming World e aumentou consideravelmente o número de membros pagantes. Clique aqui para ler o estudo de caso completo.
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