datafied society capaPerspectivas como digital methods ou cultural analytics, fortemente baseadas em dados digitais obtidos com a internet se debruçam sobre as possibilidades de compreender a sociedade através dos rastros e traços que deixamos – voluntaria ou involuntariamente – com nossos dispositivos digitais.
Recém-lançado, o livro The Datafied Society – Studying Culture Through Data foi organizado por Mirko Tobias Chafes e Karin van Es, pesquisadores da Utrecht University e reúne capítulos de autores de peso como Anette Markham (Aarhus University), Richard Rogers (University of Amsterdam), Lev Manovich (CUNY), Carolin Gerlitz (University of Siegen), Mathieu Jacomy (Sciences Po Paris) e Tommaso Venturini (King’s College London e Science Po Paris).
O livro está dividido em quatro seções – Studying Culture Through Data, Data Practices in Digital Data Analysis, Research Ethics e Key Ideas in Big Data Research. São ao todo 19 capítulos que revezam perspectivas críticas, descrição de metodologias e procedimentos, reflexão sobre ferramentas e até estudos de casos.
No prefácio escrito pela pesquisadora José van Djick, o trecho abaixo sintetiza a importância da publicação:

Researchers from the humanities and social sciences increasingly realize they have to valorise data originating from Web platforms, devices and repositories as significant cultural research objects. Data have become ontological and epistemological objects of research – manifestations of social interaction and cultural production.  […]  As our world gets increasingly connected and mediatised, input and expertise from the humanities and social sciences becomes essential to understanding the dynamics, ethics and pragmatics of a datafied society.

Baixe o PDF do livro na OAPEN Library em http://www.oapen.org/search?identifier=624771

Conheça o curso online Etnografia em Mídias Sociais do IBPAD, recomendado para profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online com a utilização de técnicas etnográficas. Apresentamos também o curso presencial (N)Etnografia em Mídias Sociais, que junto com pacote de cursos presenciais Inteligência, Etnografia e Métricas Digitais, lançamos em parceria com a ESPM SP. Aproveite e se inscreva!