O Programa Teleton, em parceria com a emissora SBT, tem o objetivo de arrecadar doações para a AACD (AssociaĂ§Ă£o de AssistĂªncia Ă Criança Deficiente) e é realizado desde 1998 na TV aberta. Entretanto, desde 2009, utilizam tambĂ©m as mĂdias sociais para divulgaĂ§Ă£o das ações e aproximaĂ§Ă£o de pessoas engajadas na causa.
O Estudo de Caso – Teleton 2016 realizado pela Scup, destaca as estratĂ©gias de monitoramento realizadas nesta ediĂ§Ă£o do programa, que contou com influenciadores digitais para fortalecer a aĂ§Ă£o entre os pĂºblicos que os seguem.
Foram elaboradas duas estratĂ©gias de monitoramento entre a sala de arrecadaĂ§Ă£o e a sala de influenciadores.
A tĂ¡tica para a sala de arrecadaĂ§Ă£o foi utilizar algumas ferramentas como o Ibope para medir os resultados de audiĂªncia, o Google Analytics para visualizar a fonte de dados no trĂ¡fego do site e o monitoramento de menções, para contabilizar os nĂºmeros e entender os temas abordados nas redes.
Na sala dos Influenciadores, o monitoramento em real-time foi configurado para identificar e taguear as menções de cada personalidade convidada, para analisar e acompanhar a repercussĂ£o das mensagens disseminadas atravĂ©s de seus canais oficiais. Com essa aĂ§Ă£o foi possĂvel ter insights para a produĂ§Ă£o de conteĂºdo estratĂ©gico, de acordo com os pĂºblicos e temas considerados relevantes durante as anĂ¡lises.
A ediĂ§Ă£o do Teleton de 2016 contou com algumas ações inĂ©ditas, como a divulgaĂ§Ă£o pela Rede Globo e os 130 Influenciadores voluntĂ¡rios que ajudaram o programa a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter – Trending Topics do Brasil e do Mundo. As estratĂ©gias utilizadas no programa como o monitoramento de mĂdias sociais, fez com que essa ediĂ§Ă£o batesse a meta com a arrecadaĂ§Ă£o de 27 milhões e chegou a impactar cerca de 1 bilhĂ£o de pessoas com as mensagens compartilhadas durante o evento.
Ficou interessado para saber como melhorar sua estratĂ©gia de comunicaĂ§Ă£o em real-time e obter mais resultados positivos em suas ações utilizando a Scup Social? Conheça a formaĂ§Ă£o completa em anĂ¡lise de mĂdias sociais. Este pacote agrega os cursos online de Monitoramento, AnĂ¡lise de Redes e Etnografia em MĂdias Sociais, que sĂ£o liderados por professores com formaĂ§Ă£o sĂ³lida tanto no ambiente acadĂªmico quanto mercadolĂ³gico, com passagens por grandes agĂªncias e empresas referĂªncias na Ă¡rea. Assista abaixo o vĂdeo sobre curso de Monitoramento: