A noção de influência é uma das mais relevantes para a pesquisa em mídias sociais com fins comerciais. A pressuposição do poder da influência em opiniões e conteúdo, seja ele digital ou não, é uma base importante do mercado da audiência.
O que é influência? Ou melhor ainda, como medir influência? Que parâmetros utilizar? Há várias respostas para estas perguntas, e elas dependem diretamente do seu objetivo. Sim, não existe receita pronta ou influenciadores genéricos. O mercado e algumas ferramentas utilizam como influenciador o perfil que possui mais seguidores como o mais influente. Mas, será que o @LucianoHuck com seus 11 milhões de seguidores é influente para todas as circuntâncias e temas? Apesar de possuir uma grande audiência, possivelmente não será uma autoridade sobre tecnologia, moda ou culinária.
Uma das alternativas para encontrar um influenciador é chegar a um referencial de autoridade. Diversos pesquisadores e profissionais acreditam que a autoridade é um dos pilares mais relevantes do construto influência. Pessoas ou organizações vistas como relevantes por pares também relevantes possuem mais poder de influência, mesmo que não tenha a mesma audiência. Ao serem percebidos por outros influenciadores como referência, agregam autoridade que permite agir no campo específico.
O IBPAD está desenvolvendo uma pesquisa sobre Rede de Moda e Beleza Plus Size no Facebook Brasil. Levantamos mais de 3,7 mil páginas e 17 mil conexões no universo das principais páginas de blogs, vloggers e conteudistas sobre moda e beleza plus size no Brasil.
Dentre mais de 3 mil páginas, como encontrar as mais relevantes par ao tema? A forma que utilizamos foi utilizar uma métrica epecífica de Análise de Redes, a Centralidade de Autovetor (Eigenvector) que permite rankear essas páginas.
Abaixo temos um preview das cinco páginas de blogs mais relevantes, a partir do nosso critério:
O segmento de moda plus size é um segmento de moda e beleza particularmente interessante para pesquisa, por estar associado a movimentos de intensificação de empoderamento e superação de preconceitos, o que gera o enredamento de comunidades de apoio entre criadores, leitores e interessados.
Entender influenciadores de um público não serve apenas para entender quem são as principais autoridades, mas para entender como eles se manifestam e se relacionam com o seu público-alvo. Um exemplo é entender quais as referências culturais e quais são os artistas mais referenciados.
Criamos uma lista no Spotify a partir das referências musicais das blogueiras:
O estudo completo inclui a investigação de diversas características do universo de referências de centenas de influenciadoras da área no Facebook. Itens como Ranking de Páginas Plus Size, lista de Páginas de Modelos, Referências Artísticas, Ranking de Páginas de Blogs Plus Size Internacionais, Ranking de Revistas Nacionais e Internacionais, Ranking de Marcas de Vestuário, Ranking de Marcas de Fast Fashion, Ranking de Cosméticos e Perfumaria e Análise de Conteúdo das Páginas Principais compõem o documento, que estará disponível a interessados em breve.
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