Uma pesquisa realizada pelo Ibpad em parceria com a ANBIMA apontou um aumento de 33,7% no engajamento médio dos finfluencers no primeiro semestre de 2024. Os influenciadores digitais de finanças e investimentos alcançaram 225,3 milhões de seguidores no YouTube, Instagram, X (antigo Twitter) e Facebook, marcando um crescimento de 8,3% em relação ao semestre anterior.
Esses dados fazem parte da 7ª edição do FInfluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais, que analisa o alcance e as interações dos influenciadores ativos no setor financeiro.
Crescimento no engajamento
Além da expansão da audiência, o relatório destacou que o engajamento médio das publicações atingiu 2.443 interações por postagem, o maior índice registrado até agora. Esse aumento reforça a relevância das discussões financeiras no ambiente digital.
Principais temas abordados
O levantamento monitorou 571 influenciadores ativos, que abordaram temas variados, com destaque para:
- Apostas online (bets): Um tema em ascensão, com 626 menções, sendo 95% das postagens de caráter educativo ou de alerta sobre os riscos dessa prática. Apenas 5% tiveram caráter publicitário.
- Ações: Continuaram liderando as menções a produtos financeiros, com 73.939 registros.
- Criptomoedas: Ocupando a segunda posição, com 35.098 menções.
Redes Sociais em destaque
Entre as plataformas analisadas, algumas se destacaram:
- YouTube: maior engajamento médio, com 9.023 interações por postagem.
- X (antigo Twitter): Registrou um aumento de, 284% no engajamento médio.
- Instagram: Manteve-se como a rede com mais influenciadores monitorados, representando 35,4% do total.
Ranking de influenciadores
O relatório também apresentou os principais destaques entre influenciadores individuais e corporativos:
- Pessoas físicas: Perfis como Bruno Perini, Investidor Sardinha e Gustavo Cerbasi lideraram em engajamento e alcance.
- Perfis corporativos: InfoMoney, Valor Econômico e Portal do Bitcoin estiveram entre os mais relevantes, consolidando sua presença nas redes sociais.
Sobre o relatório
O FInfluence é um relatório que analisa o cenário dos influenciadores digitais de investimentos no Brasil, tendo como objetivo mapear e compreender quem são eles e como se comportam, além de mensurar o tamanho das audiências e os principais temas e como o público reage diante da produção de conteúdo desses players.
Além disso, é apresentado um ranking dos principais influenciadores da área, com base em uma metodologia que considera cinco critérios, sendo eles, popularidade (número de seguidores), engajamento médio (interações médias medidas por curtidas, comentários e compartilhamentos), comprometimento (volume de publicações no período de monitoramento), autoridade (capacidade de um influencer em dominar um ou mais assuntos relacionados ao universo de investimentos, tornando-se referência) e articulação (poder de se conectar e interagir com o ecossistema de investimentos, com diferentes públicos e outros finfluencers).
Para ler a matéria na íntegra, acesse agora o site da ANBIMA, clicando aqui, ou leia pelos outros veículos de comunicação que abordaram o estudo.
Baixe o relatório completo da sétima edição do FInfluence aqui.