O alcance dos “finfluencers” — como são chamados os influenciadores digitais de finanças — continua a crescer no país. É o que aponta o relatório Finfluence, publicado recentemente pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPad).
De acordo com o documento, o número de influenciadores que fizeram publicações sobre o universo de investimentos ficou em 515 no último levantamento — o mesmo nível do que o visto na edição anterior. Além disso, o total de perfis monitorados recuou 1% na mesma base de comparação, para 1.246.
Esse cenário, no entanto, não impactou na audiência dos influencers em todas as redes. A quantidade de seguidores desses perfis continuou aumentando: foram de 165,6 milhões para 176,3 milhões na mesma relação.
E em comparação ao primeiro relatório, publicado em 2020, o avanço é ainda maior: tanto o número de perfis que fizeram publicações sobre investimentos quanto o de seguidores mais do que dobrou no período.
Vale lembrar que o número de seguidores não equivale a pessoas únicas, já que cada uma pode seguir o mesmo influenciador em várias redes sociais e/ou ser dona de mais de um perfil e acompanhar o finfluencer em todos eles.
Veja no site do G1 a continuação da matéria e descubra quem são os principais influenciadores digitais de finanças de acordo com o relatório da Anbima e onde eles bombam.